QUEM É EUTIMIO MEJÍA SOTO



Simples a resposta: É O MAIOR AUTOR DO MUNDO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL. É o criador da TEORIA TRIDIMENSIONAL que procura impulsionar os aprofundamentos dos estudos contábeis e igualmente do neopatrimonialismo. Não teve um autor que chegou no número de obras apenas de contabilidade ambiental, numa ótica teórica mais profunda.  De todas as correntes que temos da contabilidade em suas aplicações o contador Eutimio foi o que mais aprofundou o setor ambiental e da natureza com a contabilidade. E sem dúvida é um dos exploradores da relação lógica ambiental externa, aquela ligada à natureza especialmente. É um grande neopatrimonialista de valor.
Em nossos diálogos pessoais no ano passado, entendemos a parte ambiental contábil, como a parte não-financeira, todavia também passível de mensuração, só que com uma avaliação diferente. As avaliações de domínios já tinham sido feitas pelos grandes autores italianos, bastando-nos-ia adequá-las para a parte ambiental-patrimonial, ou patrimonial-ambiental. O que garantiria mais aprofundamentos na teoria ambiental do patrimônio e ainda na relação exógena do fenômeno patrimonial. Todavia, isso requer tempo ainda para produzirmos estes aportes, Deus queira que contribuamos para isso um dia.
Há sim uma relação da teoria tridimensional com a relação exógena, que se compõe de três elementos: a economia, a sociedade, e o meio ambiente.
 O Dr. Eutimio aprofunda mais a questão do meio ambiente que é a de sua predileção, mas óbvio respeitando a sociedade e a economia também.








Aliás as três relações macro devem estar em perfeita harmonia senão haverá perturbação de alguma delas e do homem que vive no seu meio.
A criação de partes derivadas da contabilidade, não é novidade, já que os italianos criaram a reditologia, e os alemães criaram a “Einzelwirtschaftslehre” (administração econômica), além das criações da aziendologia, custologia, ciências do trabalho, todas derivadas do estudo aziendal e contábil. Por que não a existência de uma natura-contabilidade, ou contabilidade-sustentável, ou eco-contabilidade, desde quando os seus conceitos sejam bem demonstrados e colocados em lógica? Isso é factível e factual.
Por sua vez coube ao gênio Eutimio aprofundar mais a questão da contabilidade ambiental, logo, um estudo do fenômeno patrimonial nesta ótica mais aprofundada ao meio ambiente sustentável.
Deve como deveria, sem dúvida, sua teoria ser matéria obrigatória de estudo em todas as faculdades, ou cursos de pós-graduação. Suas obras são diversas, todas recomendáveis, fantásticas e muito especiais:
a)      “Contabilidad tridimensional”
b)      “Contabilidad e Sustentabilidad”
c)      “Contabilidad Ambiental”
d)     “Marco conceptual de la contabilidad social”
e)      “Marco conceptual de la contabilidad ambiental”
Aqui citamos algumas porém tem mais.
Devo a este grande cientista ainda, enviar-lhe ensaios que possam ser utilizados em sua teoria, a qual podemos aprofundar e muito a questão da relação lógica exógena ambiental, ainda Deus nos dará tempo.
Infelizmente sai Eutimio da direção da Associação Interamericana de Contabilidade, esta instituição havia escolhido um grande cientista para compor a sua direção, um cientista de valor como ele, todavia, poderia em minha opinião que ele ficasse mais, porém, infelizmente deixará tal cargo que lhe era merecido.
Além de tudo e acima de tudo, ele é um grande amigo, tenho o prazer de dizer isso, estamos devendo uma conversa, coisa que não conseguirmos fazer quando estive recentemente em Colômbia devido a problemas técnicos, mas oxalá ela brevemente acontecerá.
Estudemos mais a contabilidade ambiental com as bases desse grande mestre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA 22 DE SETEMBRO: DIA DO CONTADOR

O valor da teoria neopatrimonial

OS CUSTOS NO PROCESSO GERENCIAL E PRODUTIVO