DIA 07 DE SETEMBRO – MUITAS MENTIRAS E POUCAS VERDADES


Comemora-se hoje o dia da independência do Brasil frente ao governo de Portugal considerado opressor. No entanto, Portugal hoje terra avançada que não se vê um pobre na rua, com um sistema que deu certo com relação a muitos outros países( como o nosso), porque lá funciona realmente o capitalismo, é um exemplo frente a nossa independência que em verdade não aconteceu. Lá é um lugar que quem conhece quer viver. Portugal é um paraíso real na terra. Um povo educado e hospitaleiro, centrado e trabalhador, respeitador dos bons costumes e da religião. Um sistema universitário muito mais aberto. O Brasil infelizmente nas suas inúmeras atitudes... 
Vamos compartilhar algumas informações que devem ser melhor aprofundadas.
Primeiro, como foi a nossa “independência”? Há críticos dessa história. Alguns dizem que algo foi montado, que esta independência foi na verdade negociada. Quando conversava com um dos congressistas do evento da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, no curso de história, um bacharelando me prestou a informação que na verdade foi comprada esta independência por uma pepita de ouro. Dá pra entender um negócio desses? 
O que ninguém fala é que a renda per capita na época da gestão colonial era uma das mais altas da história do Brasil. Você acredita? Não? Leia a obra de Simonsen sobre a história econômica do Brasil que você verá, e eu acho que se tivéssemos um governo melhor mesmo se fosse ele o “dono”, mas que traduzisse melhores condições para todos nós, seria melhor do que essa corja de corruptos que nós temos hoje. 
Agora que independência é essa? Técnica que não é. Ora desde o início da república não houve técnicos no poder, mas ideólogos e oligárquicos. Os aristocratas foram deixados de lado e quando foram colocados, tudo o faziam para expulsá-los. Por isso, que Rui Barbosa foi histrionado, e D`auria rechaçado por causa do saldo de 1926. O Brasil dependendo também do capital londrino não tinha contabilidade, perdendo um empréstimo em 1910 só viria a ter escrituração regular em 1916. Dá pra aceitar uma coisa dessas?
Daí tivemos umas ondas de ditadura. Uma independência falsa. Com o Getúlio uma ditadura real. Ele era um ditador que criou a CLT para enganar o povo e dar-lhes “pão e circo” dizendo que estava ajudando o pobre, o que gerou um atraso de quase meio século. Depois para não cairmos no governo comunista de Jango vem o governo militar, com uma ditadura um pouco diferente, pedida pelo povo na jornada por Deus pela família, com eleições de Estados e municípios, mas que todo mundo desce a lenha; mas hoje nós estamos melhor que a naquele tempo? Estamos muito piores. Com os bandidos mandando e desmandando na nossa “independência”. 
E a independência econômica? Nunca existiu completamente. Tivemos sempre dependência com o capital estrangeiro, e com juros altos, com largas dívidas. Num círculo vicioso que a população que paga. 

O problema não é só esse. É que tem alguns partidos que fizeram-nos dependentes por completo do capital estrangeiro, depois acusavam o grande capital, e por fim diziam ser contra o mesmo. Ora, se faz a mesma situação e depois é contra colocando a culpa nos outros? O que que é isso?
Pois é.. Algumas verdades e outras mentiras, nós não temos a independência que queremos e nem chegamos perto da liberdade. Você acha que o Brasil tem liberdade de expressão? Ora, porque todas as linhas não são defendidas nem nas revistas acadêmicas? Por que não tem-se a independência?
Eu acho que a independência não pode ser apenas política, ela tem que ser contábil e econômica, tem que ser cultural, o Brasil vai se tornar realmente independente no momento que assumir a personalidade que já está comprovada por inúmeros gênios brasileiros, no campo da ciência e da religião.
Agora cá entre nós, alguns são contra o lema da bandeira nacional “ordem e progresso” defendido por Comte. Ora o que seria contrário a ambas palavras? A “desordem” e o “retrocesso” quer dizer se você é contra a evolução é a favor a voltar atrás dos valores que nós mal mal temos? 
Portanto, posições duvidosas e outras mais, podemos sem dúvida dizer que há muito, e falta muito para o verdadeiro sentido de ordem, e de progresso, pois, infelizmente tudo é muito político e pouco técnico, fazendo com que tenhamos uma “prisão” e uma não evolução do nosso país.

 O pior é quando grupos e partidos fazem tudo contra e depois dando uma de santos, colocam a culpa nos outros. É o mesmo que matar e se dizer inocente. 
A dependência nossa é cada vez maior, mas não conseguirá aprisionar a nossa mentalidade livre. Ao menos o nosso pensamento deve possuir liberdade. Esse é o dom social mais preciosos que poderíamos possuir. 
Esperamos que dia comemoremos realmente a nossa independência e a nossa personalidade, a nossa autonomia com capacidade produtiva, cultural, muito a nível de grandes países, por hora só simbolismo....
Paz e Bem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA 22 DE SETEMBRO: DIA DO CONTADOR

O VERDADEIRO SENTIDO DE “REPÚBLICA”

OS LAUDOS EM DISCORDÂNCIA