IDEOLOGIA E MUDANÇA DE PERSONALIDADE



Por quê alguns indivíduos ligados a ideologias reagem de forma agressiva e ficam repetindo a mesma coisa o tempo todo? Por quê eles cometem ataques de loucuras para defenderem líderes que no fundo são pessoas más? Exaltam bandidos, ladrões, e assassinos, comparando-os a Jesus Cristo, a Moisés, e outros personagens bons? Se consideram os mártires da “fé social”. Acreditam que tem mais direito que os outros a ponto de poder fazerem o que quiser, só em nome da ideologia?
Chegou num ponto que você percebeu alguém reagir agressivamente só pelo fato de alguém discordar daquele individuo membro de um partido? A ponto de você dizer: “nossa fulano de tal está defendendo bandido e não aceita que ciclano seja condenado. Como pode? Será loucura?”. Você assim se perguntou e eu digo: Sim, você está certo. É um caso clínico da psiquiatria, um tipo de loucura. Ou seja, a cabeça de quem é fanático em ideologia não é normal. Digamos de quem simplesmente mantêm a ideologia, que por si já é sinal de autoritarismo e sectarismo, porque ideologia como estamos tratando não assume a dialética de ideias.
Isto já foi comprovado no mundo da psiquiatria por dois grandes autores, que tratavam sobre o tema com mais de 100 pacientes. Os livros e conclusões desses autores foram traduzidos na USP (Universidade de São Paulo), e foram traduzidos como “LOUCURAS RACIOCINANTES”.
Eles examinaram em seus pacientes, um tipo de reação histérica quando alguém discordava daquele pensamento, e assumiam a personalidade como se fosse igual à ideologia.
Perceba bem, no ideológico, quando você apenas descreve ou crítica a linha deles, eles se sentem ofendidos como se FOSSEM COM ELE, ou como se você estivesse xingando o pai e a mãe deles. Isto é, como se fosse PESSOAL. E chegam ao extremo de considerarem a ideologia acima da FAMÍLIA deles. Acima da religião. Acima de Deus. Isso é um estágio de loucura, um tipo de paranoia, um DELÍRIO DE INTERPRETAÇÃO.
Quando você vê alguém fanático, que começa a fazer coisas pelo seu “líder”, defender partido ao extremo, defender ideologia, a ponto de mudar sua personalidade, porque já encarnou a ideologia, sem dúvida este ser já está no nível DA PSICOSE MENTAL, que fora estudada por estes dois grandes cientistas.
Aconteceu uma troca de PERSONALIDADES. A da ideologia com a do individuo que a professa, e depois de fazê-lo, não vê oportunidade alguma de estar errado.
O que é a ideologia no sentido político? É um sistema de ideias que ninguém pode discordar dela, cuja verdade está na própria razão da ideologia. Ou seja, isto é sinônimo de TOTALITARISMO.
Todo ideológico é totalitário inconsciente. Você já estudou coisas diferentes? Já as analisou? Já viu os seus efeitos na história? Já pensou porque ela é tratada assim? Não? Por quê você defende então isso? Por quê troca a sua personalidade pela cartilha do partido? Então você encarnou a ideologia. Já está na fase de PSICOSE MENTAL.
O interessante é que o louco raciocinante começa a delirar com alguns tipos de afirmações que dá pena.
Ele troca tudo e inverte a questão para ter sempre a vantagem da resposta. Embora mal saiba do que está falando.
No Brasil por exemplo, é muito comum isso por parte dos partidários sectários, extremistas, que nesta visão tem uma posição TOTALITÁRIA.
Embora acusem os outros disto ou aquilo sem saber, estão acusando deles mesmo.
Eles defendem os seus líderes, mesmo se eles roubarem, matarem, ou lesarem os cofres públicos, tudo será considerado como certo, só pelo fato dele ser MEMBRO DO PARTIDO.
Então eles roubam, transgridem a lei, porque eles podem, ora são membros da ideologia. Se fosse outra pessoa tratada ela seria igual perante a lei. Mas os membros da seita não. Eles estão acima da lei. Chegando no ponto de serem autênticos fanáticos atrás da carroça que eles mesmo puxam. Tudo é permitido desde quando você seja membro da SEITA.
Às vezes servem aos planos da ideologia, e não tem remorsos não, como se fazer aquilo fosse certo, mesmo sendo errado, porém, estão na ideologia, então tudo é permitido.
Por exemplo, o DELÍRIO é visto geralmente na turma partidária em expressões como: “a culpa do país estar assim é dos bancos”, “O Juiz tal pertence a determinado grupo”, “a culpa é do mercado”, “a PEC é da morte”, “foi golpe”, “você é um fascista”, “temos que recuperar o pré sal”, “há uma dívida para com a classe tal”, “a culpa é do empresário”. Este tipos de acusações são tão ridículas, que chega a dar dó. Elas não tem relação de causa alguma. São acusações sem fundamentos, e o pior extremistas, porque desde quando uma lei que diz respeito ao controle de gastos vai matar alguém? É mentecapto manipulando as informações reais, pois, assim são os sectários loucos raciocinantes que não sabem realmente o que estão falando.  
Eles acusam os outros de bizarros, mas ficam repetindo as palavras sem saber o que elas significam, quando você pergunta eles não sabem. E quando insistem eles gritam. Isto é, não tem capacidade de pensar como pessoas normais.
Atualmente, vemos exemplos disso naquela turma que está fazendo sarau para o ex-presidente, dando bom dia, boa tarde, boa noite. Alguns ficam ajoelhando na frente dele. Outros rezam o pai-nosso como se o “pai” fosse ele. Quer dizer, é seita mesmo. O que se fazia na época do Mussolini, e do Hitler? A mesma coisa. E o problema é que se acusa os outros disso que eles são realmente.
Não aceitam falar mal do partido. São SECTÁRIOS ao EXTREMO. Estes estão pois num estado psicótico, isto é, são LOUCOS RACIOCINANTES. Isso já está comprovado nos anais da medicina psiquiátrica.
Não é apenas ridícula as afirmações. Elas não batem. Quando se lê a mesma coisa o tempo inteiro, corre-se o risco de sempre achar que a resposta para os problemas que se trata, estaria no mesmo sistema ideológico e este é o erro. O ideológico geralmente lê muito pouco, e quando lê muito não muda a base do repertório.
Geralmente o louco raciocinante será inimigo de quem discorda dele. Se alguém for bandido. Ele o defenderá hasta la muerte só para inverter ou porque o marginal é membro da seita. Mesmo havendo provas. Ela vai justificar. E vai querer justificar até o ponto de ser dado como louco. É delírio mesmo.
Vemos isso em diversos casos no Brasil, e aumentando para algumas classes partidárias, chega a ser um caso de psicose coletiva; qual é a solução? Não sei. Mas os nobres cientistas psiquiatras disseram que a solução seria o mesmo individuo tomar a consciência do que está fazendo. Embora as amostras das experiências, eram todas já anormais fazendo tratamento psiquiátrico por longos anos... Em hospícios sérios. E até tomando remédios.
Você já viu gente assim? Ou já conviveu com gente assim? E no Brasil isso está virando moda, e é lamentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA 22 DE SETEMBRO: DIA DO CONTADOR

O valor da teoria neopatrimonial

OS CUSTOS NO PROCESSO GERENCIAL E PRODUTIVO